Um dos motivos que levam a acidentes em espaço confinado é a entrada de um trabalhador sozinho. Muitas dessas entradas acabam acontecendo pelo fato da pessoa não saber identificar o que é um espaço confinado.
Então, entenda melhor agora:
São espaços que não foram projetados para a ocupação humana contínua. Apresentando condições limitadas de acesso e saída, cuja ventilação é ruim ou até inexistente. Nesses locais, talvez haja falta ou excesso de oxigênio.
Até mesmo um equipamento pode se tornar um espaço confinado durante uma manutenção. Por exemplo: Em um tanque que está sempre cheio durante a operação normal de uma fábrica. Quando é feita a parada da planta para uma manutenção, ele se torna um espaço confinado a partir do momento em que é esvaziado para uma equipe trabalhar em seu interior.
Mesmo que um local fechado não apresente uma atmosfera perigosa no momento, existe o potencial de que ele seja invadido por poeiras ou gases nocivos, o que torna essencial tomar diversos cuidados para a realização das atividades naquela área.
Então, lembre-se: é necessário que várias pessoas CAPACITADAS estejam envolvidas no serviço. Isso vai garantir uma análise de riscos criteriosa e a definição correta dos procedimentos para lidar com emergências.